O que vai cair no Enem?

Saiba tudo o que vai cair no Enem: O conteúdo do Ensino Médio é dividido em 4 áreas de conhecimento cobradas em dois dias de provas.

Em seus primórdios, o Enem tinha como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, porem, atualmente o programa é encarado pela população como o principal método -ou o único- de ingresso na faculdade dos sonhos.

O que vai cair no Enem? Geral

O que vai cair no Enem:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Que engloba História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Que engloba Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Que engloba Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas Tecnologias: Que engloba Matemática.

Cada área tem 45 questões com diferentes graus de dificuldade. No primeiro dia de provas, o exame aplica as provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além da redação. Que deveram ser entregues em no máximo 5h e 30m.

Já no segundo dia, é testado os conhecimentos em Matemática e Linguagens, que deveram ser entregues em no máximo 5h -30min a menos do que o dia anterior-.

Em 2018, 5,5 milhões se inscreveram no Enem, 18% a menos do número de inscritos em 2017.

O que vai cair no Enem? Geral   O que vai cair no Enem? Geral

Onde mais posso usar a nota do Enem?

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa distribui vagas em universidades públicas por todo o país;
  • Programa Universidade para Todos (ProUni) que é direcionado a estudantes que buscam bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares em todo o Brasil;
  • Fundo de financiamento estudantil (FIES) que financia a juros baixos a mensalidade de cursos superiores com o pagamento facilitado, que só começa a contar depois da conclusão da faculdade.